Sustentabilidade
A Aerothermika reconhece a importância da sustentabilidade predial como fator latente de proteção do meio ambiente.
Curiosidades
Nova tecnologia traz mais sustentabilidade para a refrigeração
Palestra explica funcionamento e benefícios do Energy Wheel
Uma nova oportunidade para reaproveitamento de energia em climatização foi apresentada na Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) nesta quarta-feira (13). A palestra ministrada pelo engenheiro de aplicações da Heatex America, Austin Smith, tratou sobre o Energy Wheel (Roda Entálpica).
O equipamento economiza energia no resfriamento do ar que entra no ambiente utilizando o ar que vai para a rua. A energia gasta pelo sistema de exaustão é transferida para o sistema de resfriamento, o que pode representar uma economia de energia em torno de 20%.
Conforme Smith o aparelho pode ser utilizado em residências, fábricas e empresas. Também tem fácil instalação, manutenção e longa vida útil.
- É muito importante falar sobre energia aproveitável no sul do Brasil. O sistema usa tecnologia verde e todos querem hoje economizar energia. Recentemente abrimos escritório no Brasil e temos planos de abrir uma indústria no país o mais rápido possível - afirmou o engenheiro norte americano.
A oportunidade é uma das ações realizadas pela ASBRAV como forma de proporcionar o encontro de fabricantes e projetistas com novos produtos que existem no mercado.
- A função número um da ASBRAV é proporcionar esse intercâmbio, ou seja, essa troca de experiência. Isso se torna ainda mais importante porque hoje em dia o mercado todo está num único plano, não existe mais divisão. Portanto o que acontece lá fora temos de trazer para cá - comentou o presidente da ASBRAV, Sérgio Helfensteller.
Maiores informações sobre aplicações e como adquirir os produtos podem ser obtidas junto a ASBRAV (www.asbrav.org.br). O fabricante dos equipamentos é a empresa Heatex e sua representante no Brasil é a associada ASBRAV Enexco Representação Comercial Ltda, com sede em Santa Catarina.
A capital gaúcha receberá ainda neste mês a 7ª edição da Feira e Congresso Mercofrio onde novas tecnologias, pesquisas e empresas atuantes no mercado estarão unidas para debater e trocar experiências sobre o setor. O evento ocorre na Fiergs, em Porto Alegre, do dia 20 a 24 de outubro.
O que são construções sustentaveis?
Construções sustentáveis são casas ou edifícios que utilizam racionalmente os recursos naturais (água, luz, ventilação, etc). Assim, os edifícios sustentáveis aplicam estes recursos no funcionamento do próprio edifício, diminuindo a demanda por energia elétrica e por outras fontes de energia não renováveis. Atrelado a isso há também a combinação de materiais ecológicos utilizados na construção e equipamentos mais eficientes com sistemas de automação integrados. Os critérios de sustentabilidade nos prédios verdes são pensados ainda na concepção do projeto, quando o terreno e os materiais são escolhidos. Mesmo após o término das obras, esses critérios devem ser mantidos por toda a vida útil do edifício.
A importância da climatização
No contexto dos prédios sustentáveis, os sistemas de climatização são responsáveis por cerca 60% do consumo de um prédio sustentável. Dessa forma, ainda na concepção do projeto são pensadas maneiras de se aproveitar a ventilação natural. No caso dos aparelhos de ar condicionado, são escolhidos os equipamentos mais eficientes e fluidos refrigerantes menos poluentes. A limpeza dos filtros, contenção de vazamento e uma perfeita instalação elétrica também são itens que devem ser considerados nos sistemas de climatização.
Reutilização da água do Ar Condicionado
Atualmente, o ar-condicionado deixou de ser um equipamento de luxo e se tornou uma necessidade, principalmente em cidades muito quentes. Mas você já parou e olhou as gotas que saem do seu aparelho, não é? Confira no post de hoje, dois exemplos de como reaproveitar a água que sai do seu equipamento.
Muitos não sabem que os condicionadores de ar podem somar muitos litros d’água no fim do dia e que essa água pode ser reutilizada para práticas sustentáveis. Feito de forma simples e sem muitos custos, esse processo colabora com o desenvolvimento ecológico do planeta, e ainda oferece mais economia para usuários ou instituições que praticam.
A água que sai do ar condicionado é inapropriada para o consumo, pois contém impurezas presentes no ambiente, somente com equipamento especial é possível torna-la potável. Sua coleta pode ser feita de duas formas simples e práticas:
» Através do uso de baldes (em instalações residenciais ou comerciais).
» Recolhida por meio de um sistema de drenagem produzido exclusivamente para a captação da água.
O que é o gás refrigerante Ecológico?
A questão da sustentabilidade é tema para debates e discussões a respeito do equilíbrio dos ecossistemas. Com isso, a preocupação por uma vida mais sustentável e ecologicamente correta é cada vez mais evidente. Atualmente, já existe ar-condicionado com gás ecológico e que proporcionam um clima mais agradável e sem agredir o meio em que vivemos.
O gás refrigerante, também conhecido como fluido refrigerante, é uma substância que muda de um estado físico de acordo com o ciclo de refrigeração do aparelho, podendo ser líquido ou gasoso.
Os condicionadores de ar que contêm os gases refrigerantes ecológicos (ou gases ecológicos) são aqueles que não emitem clorofluorcarbono (também conhecido como CFC). Por ser uma substância extremamente tóxica, tanto para humanos como para o meio ambiente, os CFCs estão, atualmente, proibidos em muitos países.
Para que servem?
Os gases refrigerantes são responsáveis pelo funcionamento regular do sistema de refrigeração: Central, slipts, ar automotivo, aparelhos de ar condicionado portátil e outros. São eles que absorvem o calor do ambiente, transportando por todo o sistema até as as saídas de ar da condensadora (localizada na parte externa do aparelho).
Esses gases são considerados como menos poluentes por não emitirem o clorofluorcarbono durante seu funcionamento. Além disso, aparelhos que não emitem CFC são os que consomem menos energia elétrica. Uma ótima maneira de contribuir ao meio ambiente e também na economia da conta de luz.
Fique atento na hora de adquirir seu aparelho. Considere alguns fatores importantes como aplicabilidade, impacto ambiental, segurança do material e o desempenho energético. Elementos que vão colaborar para você fazer uma boa escolha!